quarta-feira, 14 de março de 2018


OS RATOS
Magaly Andriotti Fernandes

Domingo fui assistir um filme no museu próximo a minha casa. Nesse mês o museu está promovendo cinema e debate. Fica à beira do rio. Foi construído para que de suas janelas nos mostrem a cidade com uma obra de arte. Ali fiquei, segura, por bons momentos. Amo minha cidade.  Amo e tenho medo. Dentro dos lugares não chego a ter medo. Quando penso nisso me vem a lembrança do homem que entrou no cinema e saiu atirando. Credo! Nem a imagem linda de um dia de sol à beira do Guaíba me faz esquecer as macelas da sociedade.
O filme, de David Lynch, Mulholland Drive, fala de uma personagem que manda matar sua amada por ódio, por disputa, e sente remorso, sente medo e sonha, melhor tem pesadelos horríveis. O filme não deixa claro quando é sonho ou quando é realidade. A pessoa que inicia o debate nos faz centrarmos na realidade. Lembro que tem jogo no estádio próximo. Um jogo importante. O motorista do taxi que me trouxe avisou que vai haver um arrastão. Entro em emergência, saio, não termino de escutar o debate que estou gostando. Na rua final de tarde um pôr do sol magnifico. Penso em ficar por ali, sentar e sentir. Não posso, agora sou um rato, assustado. Na minha cidade tem gente que mata, que degola, por nada, por poucos trocados.
Respiro fundo para ver se o medo foge, que nada sou um rato, olho para todos os lados, ligo para um amigo que me avisa que o jogo está quase terminando. Corro, chamo o carro que vai me levar para a minha torre. Lá no nono andar onde moro me sinto segura. Lá penduro minha roupa de rato na porta, ao lado de fora.
Caso ligue o rádio pela manhã, a primeira notícia é de morte, assalto e furto. Senão ligo e desço para caminhar, tem um grupo de vizinhas que fica sentada tomando chimarrão, que são as verdadeiras caturritas do apocalipse. – Cuidado, caminha aqui dentro, não vai para a rua. Disparam várias histórias de pessoas que foram assaltadas nas proximidades. O rato ainda dorme. Caminho assim mesmo, oro para o meu anjo da guarda e sigo. Ele, o rato, já acordando, olho para todos os lados, ao menor barulho pulo, salto, meu coração dispara. Isso lá é vida. Morar na capital do Estado me transformou num rato. Um rato assustado e apavorado.

Um comentário:

Histórias que Pintam:  "As cinco direções de um corpo" é o novo livro e...

Histórias que Pintam:  "As cinco direções de um corpo" é o novo livro e... :  "As cinco direções de um corpo" é o novo ...