segunda-feira, 25 de julho de 2016

                                                Ninguém pode sonhar por ti

                                             Ninguém pode sonhar por ti .Caminhando por Portugal, não lembro a cidade onde fotogravei essa frase, ninguém pode sonhar por ti.
                                                                                                                                                           
         E os sonhos que nos fazem realizar, eles são a nossa força motriz. Eles nos desacomodam, nos põe a pensar, nos desassossegam. E que aqui agora nessa cidade além do oceano Atlântico fazendo o caminho reverso dos colonizares do Brasil. Apreciando onde nosso ouro produziu tanto arte, tanta beleza. Por essas ruas estreitas, floridas algumas, casas antigas, um português diferente do nosso nas falas, o coração aos saltos, revendo posições e conceitos.  Fizemos tantas piadas sobre esse povo português, tão acolhedor e aconchegante. Sobre sua lógica de pensar concreta, muito diferente de nos. A vontade e por aqui me fixar e estabelecer. Resgatar as origens da família paterna.
         Eu a cada esquina, a cada dobrada de rua me apaixonou mais, o desejo de ficar vai se fixando. A ai difícil escolha, Lisboa, Porto, Cascais, Coimbra, Tomar, Óbidos, uma cidade mais encantadora que a outra. Imaginem que em duas cidades não existe mais escola maternal, fundamental. Sim, e sabem porque, não existem mais crianças, um pais de adultos e idosos. Algumas portuguesas ainda vestem o preto ad infinito quando ficam viúvas, e as vemos caminhando com suas roupas típicas, outras apenas para atrair os turistas para vender castanhas e outros alimentos típicos.
         A cidade do Porto, o encanto de almoçar na beira do rio, de ouvir a boa música, do artesanato, da técnica do azulejo português hoje aplicada em quadros, bijuterias. Das livraria seculares, dos café e dos castelos, esses cheios de mistérios.  E a minha paixão, as igrejas com seus órgãos. Estar caminhando e ouvir o sino chamando, anunciando a próxima missa, me seduz e me movimenta. Sentar e ouvir uma missa toda ao som da música sacra, do canto, minha alma voa e se eleva. Sou agora uma portuguesa com certeza.
         Pois , pois....ninguém pode sonhar por mim, e agora iniciar um novo projeto, uma nova viajem.
Magaly Andriotti Fernandes
22/04/2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Histórias que Pintam:  "As cinco direções de um corpo" é o novo livro e...

Histórias que Pintam:  "As cinco direções de um corpo" é o novo livro e... :  "As cinco direções de um corpo" é o novo ...