segunda-feira, 31 de outubro de 2016



                                  Rolinha roxa

                                                                Magaly Andriotti Fernandes

                       Observar pássaros se tornou um habito na vida adulta. Na infância, corria atrás, tentava pega-los. Meu pai tinha um viveiro que cabia a mim alimentar. Um dia resolvi solta-los. Meu pai ficou muito chateado, tinha ali pássaros raros, e gostava de ficar escutando.
                        Com os anos de trabalho não tive muito tempo para dedicar-me a esse “hobby”. Agora aposentada, viajando muito tenho conseguido fotografar, ficar observando o modus vivendi de alguns pássaros.
                        Em outubro no Rio de Janeiro, na Estrada Velha da Tijuca, que fica lindeira da Floresta da Tijuca, fiquei por bons quatorze dias observando uma rolinha roxa no ninho. Ela fez seu ninho no arbusto bem frente à janela do apto onde me hospedara. Fotografei por vários momentos. O papai pombo indo e vindo com o alimento. Ela desassossegada, virando de um lado para o outro.
                      Um beija-flor que também adorava aquela arvore, vinha para buscar o néctar das flores laranjas e amarelas, assustava a rolinha.  Eu imagina um diálogo entre as duas- o que você está querendo beija flor?  Eu, nada!  estou apenas me alimentando, além do néctar só como pequenos insetos. Fique tranquila. Podemos conversar um pouco se quiseres. Assim o tempo passa mais rápido. – Não agradeço, prefiro ficar aqui concentrada, o vento está forte, e preciso cuidar dos meus ovos.
                Uma borboleta preta e amarela relativamente grande também voava por ali. Voava quieta, pousava na flor por instantes e logo partia. E a mamãe rolinha se agitava.
                Ali pelas seis da manhã, um pássaro que não identifiquei cantava, um canto lindo. Não é um canto que eu já tenha escutado. Ele ficava na floresta não permitindo que fosse visto.
                Os saguis, vinham cedo para o telhado da vizinha buscar as bananas que ela ali deixava. Sorrateiros, ágeis, pulavam de galho em galho, se equilibravam no muro, pegavam o alimento e saiam na mesma rapidez.
                No dia que ia embora, pela manhã, para minha surpresa, constato que os dois pombinhos haviam saído do ovo. Papai pombo vem a mamãe sai a voar e ele alimenta os filhotes. Minha máquina não tem um bom zoom, não consegui registrar momento tão intenso. Ora um, ora outro o pai alimenta. São apenas dois filhotinhos.
                Pedi que minha amiga continuasse a observa-los e se pudesse registrar quando eles iniciassem a voar.
                Ali, naquela cidade maravilhosa, como é conhecida, com tantos lugares lindos para se descobrir, com tão pouco espaço para moradia, superpopuloso, ainda tem espaço para os pássaros e outros animais silvestres.
                A pombinha rola, ali com seus filhotes, com sua família constituída, em plena primavera, nos faz sentir-nos em paz imersos nesse universo que tanto nos instiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Histórias que Pintam:  "As cinco direções de um corpo" é o novo livro e...

Histórias que Pintam:  "As cinco direções de um corpo" é o novo livro e... :  "As cinco direções de um corpo" é o novo ...