domingo, 26 de março de 2017

                                                  

 Menina  Flor

                                     Magaly Andriotti Fernandes


                                              Esse é um livro que fiz bordado para minha neta do meio. Fiquei pensando nela agora em plena puberdade, entre a infância e adolescência. Eu entre a vida adulta e o outono da vida. Momentos de muita criatividade e construção. Desconstrução   também. Pensei que dos meus dez anos até agora muita coisa mudou, mudou para melhor e avalio. Eu um ano mais velha mudei de endereço deixando para trás todos os meus amigos e meu mundo da infância, mudei de casa e de escola, menstruei. Tudo novo, muito sofrimento e muitas descobertas. Amigas novas que até hoje continuamos cultivando amorosamente  esses laços.
                                             Ele começa assim: A menina era uma artista e amava as flores. Pintava, cantava,dançava. A natureza era sua  grande mestra.
Minha neta sempre gostou de pintar, dançar, bordar, escrever. Ela já vez bale, dança de rua, ginastica olímpica. Em casa ela tem um espaço para exercitar sua arte. Adoro mexer com o biscuit, mosaico e outros matérias onde faz trabalhos inéditos. Ela agora aos nove anos também fez uma mudança de casa e de escola, mudança dificílima, mas ela já inserida no novo grupo. E diferente da minha, ela mudou de Estado, de cidade, o que implica em uma cultura totalmente nova.
                            E o livro segue: Pintar , colorir ela amava. Com tinta a óleo, acrílica, a vida era transposta para a tela.

Por um período ela fez escola de Arte numa cidade vizinha.
Com e suas amigas a brincadeira de rodas animava seu dia.

Essa é uma das vantagens de quem mora em cidade pequena, e na zona rural, as brincadeiras, a possibilidade de estar no patio, na pracinha. De caminhar pelas arvores, de subir nelas.
O convívio com os animais, gatos e cães, com pássaros. E também com os nocivos aranhas, cobras, sapos, faz com certeza a vida na infância muito diferente dos grandes centros.
Os recursos que ela contam para utilizar nas suas produções, folhas , flores, experimentar cores.

Continuamos no livro:  Sua casa era onde ela preferia estar. E lá tudo era florido.

Ela era a mais velha. Tinha uma pequena irmã.



Sim , depois de seis anos reinando, ela ganhou uma irmãzinha.
E agora um novo desafio. Pasmem, eu e minha irmã, também temos
seis anos de diferença.
Eu penso que não é fácil, de repente ter que dividir o espaço com outra menina.
Minha irmã até hoje é uma segunda mãe. Apesar de eu ter feito ela passar por
mal bocados, ela sempre foi paciente e amorosa comigo.
Vejo que as duas também, estão assim entre o amor e o ódio. E não tem
muito como ser diferente.
Eu com meu irmão mais moço, oito anos mais moço, fui muito
malvada. Ele sofreu um tanto nas minhas mãos. Águas passadas.


Estão vendo, inventar um livro, borda-lo, desenha-lo, mexe, mexe
muito...

Segue:

A menina voou pelo mundo todo.


Sim agora através dos livros. E sempre que podemos nas ferias vamos a cidades diferentes. Mas o que o futuro reserva... só os sonhos da menina dirão.
Andar num zepelin era minha fantasia de criança. Andar no balão voador, olhar tudo lá de cima, sentir o vento nos levando sem rumo.
A vida é um pouco assim, ora vento, ora brisa....nos levando num percurso sem fim.





No retorno da viagem, junto com sua família,ela agora assim como as flores desabrocha.


E assim chega ao fim essa curta historia da menina flor.
Que longe ou perto esta sempre com sua família interna e amada bem juntinho.

Quanto pequena minha família, que era chefiada por um italiano, simpático e congregador, era muito grande. E nós nunca viajávamos. Porem com as historias que meu avo contava, com as que minha mãe lia nos livros para me fazer dormir, me fizeram hoje ser assim, apaixonada pelo desenho, pelo bordado, pela escrita.
Minha mãe fez ate a quarta seria primaria. Ela lia muito e gostava do que lia e com ela íamos longe, muito longe.




Porto Alegre, 26 março 2017.

2 comentários:

  1. Para quem viveu junto com a Menina Flor a sua bonita história, é muito emocionante ler esse livro!

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo!! Adoro as coisas que tu escreves!!!

    ResponderExcluir

Histórias que Pintam:  "As cinco direções de um corpo" é o novo livro e...

Histórias que Pintam:  "As cinco direções de um corpo" é o novo livro e... :  "As cinco direções de um corpo" é o novo ...