segunda-feira, 4 de abril de 2016


Tem um gato na minha porta
Toda manhã saio para caminhar. Hoje pasmem, ao abrir a porta, minha vizinha conversa com um gato amarelo apavorado.  Não e meu, penso ser do outro vizinho. O gato está com medo, eu também, quando me aproximo ele fica de pelos em pé, eu recuo. Não entro no elevador, vou de escadas. Aviso o zelador e lá fica o gato. Chego e ele ainda está lá. Já avisaram seu dono que o esqueceu fora de casa, e agora o conflito, esperar ou subir. Subo, eu e uma vizinha. Ela mora do outro lado, não tem problema, mas eu tenho que enfrentar o gato. Ele de novo se enfeza todo e eu corro para minha porta, nisso a vizinha novamente abre a porta e fala com ele, já deu agua para o mesmo, mas ele está apavorado. Eu entro.
 Ah os gatos! Outro dia estava totalmente feliz, pois na casa da sogra de meu filho, no interior do Estado, o gato branco dela, sentou-se no meu colo e lá ficou aboletado, tranquilo. Eu também sem medo, pois sempre os gatos me deram muito pavor. Pavor essa e a palavra exata para o medo que sentia desses felinos. Ficamos ali, eu tomando mate, minha neta fazendo carinho nele, e ele ali deitado no meu colo. Até pousou para foto. Então eu pensei: venci esse medo. Os gatos são confiáveis.  Hoje um retrocesso. Ou não, prudência, porque me expor se o gato e do vizinho e ele que descuidou de seu animal de estimação. Não nos conhecemos eu e esse gato ai.  Fiz bem entrar e deixar que outros resolvam.
Porto Alegre, 21 janeiro 2016.

Magaly Andriotti Fernandes


Tem um gato no meu jardim
Veja bem, eu que morria de medo de gatos, agora os vejo por todos os espaços. Chegando da caminhada , quem encontro? Sim esse bichano ai aninhado na arvore, tranquilo , descansando. E eu agora tendo que viver assim entre gatos. Ou na minha porta, como ja escrevi, ou no patio. Esse e apenas um deles, pois tem outros tres gatos pretos, sem dono. Existe um grupo de vizinhas defensoras, dos gatos que os cuidam.
Cuidam dizem elas, pois será que isso e cuidar de um animal? sera que os gatos vivem so de alimento? eles não requerem vacinas, carinho, aconchego?
Minha professora de papel marche, sim faço aulas de papel marche. Ela e apaixonada por gatos, tem tres em sua casa, mas essa efetivamente os cuida. E ai eu me pergunto e lugar de gato e em casa. Eles efetivamente sao animais domesticos?
Mas essa imagem desse gato , ou gata , nao sei como ver o genero dos gatos. Diz minha neta de nove anos que o sabemos pelo numero de cores que eles tem no pelo...olhe la. Mas esse que ai esta independente de seu genero. E gato tem genero? Esse me traz a lembrança do bem estar do meu jardim, da maravilha que e ficar assim sentado na arvore, aboletado, espreguiçado, aconchegado nos galhos. 
Porto Alegre 29 março 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Histórias que Pintam:  "As cinco direções de um corpo" é o novo livro e...

Histórias que Pintam:  "As cinco direções de um corpo" é o novo livro e... :  "As cinco direções de um corpo" é o novo ...