segunda-feira, 4 de abril de 2016

Uma estrela ao meu lado

 Viajar de avião é isso.  É ter as estrelas ao seu lado. E como se nos ali, agora pássaros, pássaros gigantes, em momento de contemplação, vivendo entre as estrelas e as nuvens. Hum, tem mais, quem está ai toda bela? Sim, a lua cheia, garbosa, nos trazendo a luz, a claridade e o que é melhor de tudo, o amor. O amor do pássaro pela estrela, da estrela pelas nuvens, e as nuvens, sim elas amam os pássaros... Então em dias de primavera, a brisa, a quem ama? A brisa traz consigo o perfume de todas as flores da terra, o cheiro imperdível da própria terra e das florestas.
                Eu, lá estou eu, nesse universo de puro amor, eu, eu sim, é aí, a quem devo amar? ...só as estrelas dirão. E o meu coração, ou seria "mio cuore ", vindo da Itália ávido por esse momento.......escuta.... " ascolta". Não só escuta mas dança, dança primeiro ao som da brisa suave …e vai rodando e rodando…e à medida que ouve, ouve entre as árvores das florestas…está pleno…cheio de amor para dar e receber. Roda, roda, baila…as estrelas felizes com o movimento…se associam. Ah o amor, o amor, tão belo é tão mágico. Ele vem com o vento, ele penetra em cada uma de nossas células. E nós toma, nos possui, nos obscurece e ilumina. Somos um grande pulsar com o universo de tanta consonância.
                Amigos aqui estou eu assim, com esse sentimento, sentimento daqueles que como eu ,saem no rabo do cometa em busca de seus sonhos. Mãe gratidão pura, lembro de tuas palavras: vais realizar os teus sonhos.  Fui a Itália, ........Fontana do Trevi.....eu ali...como nos filmes  da minha  adolescência. Leila e eu caminhando pela João Pessoa, rua sim, rua de Porto Alegre, depois do filme nos programando para passear por Roma. Ela amava o Pantheon. É o David, o que expressar de tão perfeito. E Netuno "ah esse fiquei tentada a me jogar em seus fortes braços…Boh! Como fazem os italianos descobri algo muito inédito, de onde vem o meu gosto por bundas masculinas. Horrorizou, caro amigo, amo bundas curvas, proeminente, são belas, e quem já as retratava.....esse povo romano.. Mas em Roma não só as estátuas. Os prédios as chiese são belas mas as pessoas ,e sim os homens hummmmm  maravilhosos, preciosos. Le donne são elegantes, charmosas. O homem romano é um homem inovador no vestir-se.
                Lucia (a que fez o meu mapa astral) viu nos astros que o meu amor de outono está no velho mundo. Fui, vivi e não o encontrei, não sei se estava distraída aprendendo a língua. A se tivesse escutado o Calligula..é feito da língua um outro uso ? Sim pois a Itália transpira amor e encontro, romance. O amor de outono tranquilo, macio, falante e ouvinte, caminhante, e acompanhado, um amor de alma, de coração. Os primeiros amores particularmente o de verão era corpo, era carne. O da primavera uma mescla tempo, tempo. Sonhos novos…sonhos antigos…entrega e confia. Pura gratidão.
                Sim Toscana, é  como  falar do filme. Dentre tantos outros que assisti me imaginando naquelas ruas, naquela ponte "sob o sol de Toscana". Sabe, vou contar um segredo, o segredo de estar inserido, de fazer parte do universo. Tivemos na Itália um outono sem chuva, para não dizer que não choveu, choveu em Verona, a terra do Romeu e da Julieta. E o que chuva fria de mãos dada com o vento veio ali nos ensinar. Lavar as mágoas, os amores antigos?  E a altíssima neve, branca pintando os morros, nos gelando e nos aquecendo, nos fazendo sentir fortes e vivos. Encanto, assim, que eu estou encantada, com a natureza, com a arte e a cultura italiana.

                Veneza...dia de sol, de caminhar pelas vias, pelos canais. A praça de São Marcos, choro compulsivo. Andar de gôndola. Ver " il tramonto del sole, a  Ponte dos Suspiros. E eu trabalhei a vida toda nos presídios do meu país ouvindo e acolhendo os suspiros. Veneto a região da qual veio o meu bisnono. O que o fez com sua moglie  irem para o Brasil? Eu fazendo conexões.
                O monastério de Santa Catarina, santa que minha mãe era devota. Tudo a ver com a minha mãe é meu avô paterno, Luís Andriotti. Ele um conhecedor do poder das ervas, ela uma costureira, o gosto pelo cultivo dos chás pela costura, Ora e Lavora, e a indicação de San Beneteto ,que as irmãs seguem à risca ,e minha mãe , e meu avô também.
                Retorno, com gosto de quero mais, muitas descobertas, muitos reencontros, muitos fechamentos e muitas aberturas para um novo início. Agora sim apta e pronta para o amor.
Porto Alegre
MAGALY ANDRIOTTI FERNANDES
(texto escrito no avião ao retornor doppo 30 dias na Italia)
               






2 comentários:

Histórias que Pintam:  "As cinco direções de um corpo" é o novo livro e...

Histórias que Pintam:  "As cinco direções de um corpo" é o novo livro e... :  "As cinco direções de um corpo" é o novo ...