domingo, 8 de maio de 2016

E o chão abriu-se aos seus pés


                Ouvimos tanto essa expressão e a pensamos sempre de uma forma metafórica. Outro dia indo para o supermercado, eu e meu neto mais velho, encontramos uma cena tragicômica. Meu vizinho, um homem de peso, entalado num buraco na rua. Ele vinha caminhando com seu cão, quando de repente o chão abriu-se aos seus pés. Literalmente assim como eu estou escrevendo ele foi sugado pelo chão. Pode crer? Caso não tivesse visto também não o acreditaria.
                Há três semanas choveu muito na cidade, muito além do esperado para a época. Quem olhasse para a rua antes do fato ocorrido nada indicava que abaixo daquele calçamento não havia nada a não ser o espaço vazio, o buraco. Ele, meu vizinho, pessoa polemica, gosta de certa notoriedade, e ficou ali, discursando, e um grupo de pessoas ao seu redor. Sua mãe com gelo na toalha para ele colocar na perna. Deve mais sorte que juízo, e o susto foi maior que o dano. Também não e todo o dia que somos sugados pela terra.
                Nossa rua é tranquila, arborizada, toda calçada, um fato surpreendente. Construímos casas, ruas, calçadas, e pensamos que tudo e para sempre. Que tudo e definitivo. E vem a natureza e nos dá um toque: ei, olha a vida ai!  É dinâmica, é cíclica, é um espiral. É Pensamos que por morarmos no mesmo endereço há mais de trinta anos passamos sempre na mesma rua.  Balela!  A rua é diferente a cada dia. E naquele dia meu vizinho teve a prova fatídica disso, e foi-se ao chão. 
                 O medo de alturas, de subir escadas, de subir montanhas, lombadas, nos persegue; o plano, o reto, nos parecem seguros, mas olha ai?  O chão abriu-se sobre os seus pés.  O fato é que somos mortais.
                Aqui em Porto Alegre, ano passado, próximo ao final do ano, um Juiz que caminhava todos os dias no Parque da Redenção, e retornava para casa sem parar, resolveu num determinado dia, cansado, sentar-se num banco a sombra de um eucalipto. Não e que a arvore caiu. E pior ainda, caiu sobre ele e o levou a morte.
                Meu vizinho está vivo, caminhando bem, só resta saber se ele entendeu a mensagem do universo. Não fui eu e nem um dos outros, mais de mil pessoas, que caminham por ali todo dia, que caíram no buraco. Foi ele, e por que ele?
                O buraco pasmem ainda está lá. A Prefeitura sinalizou, para que outros não caíssem, mas o buraco esta lá para que possamos vê-lo. O melhor ainda para que o meu vizinho o aprecie bem e reflita. Eu refletiria.
Porto Alegre, 04 abril 2016
MAGALY ANDRIOTTI FERNANDES


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Histórias que Pintam:  "As cinco direções de um corpo" é o novo livro e...

Histórias que Pintam:  "As cinco direções de um corpo" é o novo livro e... :  "As cinco direções de um corpo" é o novo ...