domingo, 1 de maio de 2016


                                                            As  arvores e suas raizes

                                   
                      Em março fui a Colonia de Sacramento, no Uruguai, com uma amiga. Ali como em quase todo o Uruguai o numero de arvores antigas e belas chama minha atençao. Amo as arvore, e quando estao assim com suas raizes expostas me atraem mais ainda. Uma sedução que não sei explicar, mas posso ficar horas ali a sombra as observando. Ficar ali sentada, ou como quando era pequena fazendo daquelas raizes lugares imaginarios, ora espaços e peças de casas, ora  cidades inteiras.

                     Agora adulta e morando numa cidade onde existem muitas arvores, mas que aos poucos o cimento as foi contornando, não se pode ver suas raizes, e seus troncos não podem engordar, crescer, ampliar-se como as que vemos ai. Hoje eu resolvi entao bordar, trazer para o tecido essas imagens. Imagens essas que me tranquilizam, que me trazem paz.
                     O que são mesmo as raizes, elas são a forma como a arvore se sustenta, como busca seu alimento, como se firma. Existem raizes muito profundas, que vao longe no solo em busca da agua. elas se entrecruzam, fico ali pensando se falam, se cumprimentam, as que ficam a baixo, ficam bem ou sentem-se sufocadas. A convivencia resulta pacifica?. Ja encontrei raizes mortas por baixo de umas mais grossas, mas é raro.
                      Ai nessa sombra havia uma moça que acendia uma vela. Fico imaginando, que deve estar fazendo uma oração, uma oferenda, deve assim como eu ter buscado essa sombra como um espaço de interação com o universo, de reflexão e de encontro.
                       Sim , concluo que minha paixao com as arvores esta associado a essa possibilidade que so as arvores tem de estar em contato com as profundezas da terra,e ao mesmo tempo que  com o ar, e com a chuva, com o espaço sideral. Ficam ali com suas cores lindas conforme a estaçao, ou muito verdes, no verão, ou avermelhadas  e  ou amarronsadas quando chega o outono, ou multicoloridas quanda chega a primavera, e no inverno neutras, as vezes dependendo do lugar ficam brancas pela neve, se assemelhando ao todo.
                         As arvores sao elos e são refugios.
PORTO ALEGRE, 1 MAIO 2016
MAGALY ANDRIOTTI FERNANDES
                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Histórias que Pintam:  "As cinco direções de um corpo" é o novo livro e...

Histórias que Pintam:  "As cinco direções de um corpo" é o novo livro e... :  "As cinco direções de um corpo" é o novo ...